sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Estudo conduzido por cientistas americanos sugere que o consumo de cafeína durante a gravidez pode dobrar as chances de aborto

Um estudo publicado na revista científica American Journal of Obstetrics, afirma que a ingestão de 200 mg de cafeína por dia - o equivalente a pouco mais de duas xícaras de café - já pode ser o suficiente para provocar o término da gravidez. 

Os especialistas entrevistaram 1.063 mulheres, às quais pediram que dessem detalhes sobre o consumo de cafeína até a 20ª semana de gestação. Entre as 264 mulheres que disseram não ter consumido cafeína, a porcentagem de aborto foi de 12,5% e entre as 164 que disseram ter ingerido 200 miligramas ou mais de cafeína por dia, 24,5% abortaram. A análise enfatiza que o aumento do risco de aborto foi associado diretamente à cafeína e não a outros fatores de risco, como idade da gestante ou cigarro. Estudos anteriores mostraram que a cafeína pode atravessar a placenta, mas ainda não está claro como a substância pode afetar no desenvolvimento do feto.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: