segunda-feira, 10 de março de 2008

Cresce número de casos de anorexia após os 50 anos

A Associação Britânica de Especialistas em Dieta (BDA, na sigla em inglês) divulgou um alerta sobre o aumento no número de casos de distúrbios alimentares como bulimia e anorexia nervosa entre mulheres acima dos 50 anos no Reino Unido.
Segundo a diretora da BDA, Ursula Philpot, as mulheres mais velhas que apresentam anorexia e bulimia já representam 10% das pacientes de transtornos alimentares tratadas no país. Ela afirma também que os especialistas observaram um aumento no número de homens em tratamento.
Um porta-voz da BDA afirmou à BBC Brasil que a principal preocupação dos especialistas é encontrar o tratamento correto para estes novos casos. Segundo ele, há necessidade de alterar os tratamentos para contemplar os casos de anorexia nervosa e bulimia entre mulheres acima dos 50 anos.
"Há uma discussão sobre a criação de um novo tratamento a ser usado especialmente nestes casos", explicou o porta-voz.
O aumento no número de pacientes acima dos 50 anos que apresentam distúrbios alimentares também foi observado no Brasil.
Em entrevista à BBC Brasil, o médico Táki Cordás, fundador do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo (Ambulim), afirmou que a equipe criou um centro especial para tratar essas pacientes e que o tratamento é similar ao das pacientes anoréxicas mais jovens.
"Algumas mulheres depois dos 50 anos ficaram deformadas pelo abuso das cirurgias plásticas. Acredito que a obsessão pelas plásticas e o aumento no número de pacientes com transtornos alimentares acima dos 40 anos podem ser fenômenos correlacionados", concluiu o médico.

Para saber mais (fonte): Ciência e Saúde

Nenhum comentário: